sexta-feira, 19 de julho de 2013

Relação entre as Artes: Egípcia, Grega & Romana


A Arte Grega


Pintura


A pintura grega era feitas em vasos, geralmente pretos. E os vasos pintados são de acordo com a sua utilidade: rituais, utilidade doméstica.

Na pintura egípcia geralmente era pintado as histórias dos Faraós e o que eles significavam ,utilizavam a lei da frontalidade, já na pintura romana era pintado cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e aspectos da cultura.


Esculturas


Nas esculturas gregas, os gregos queriam sempre se aproximar ao máximo do realismo humano, com fortes detalhes como: nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos.

Já a escultura romana foi baseada na grega, mas eles criaram novos princípios de temas esculpidos, desenvolveram com maestria a retratística e a esculturas decorativas de grandes monumentos públicos.

E a escultura egípcia foi antes de tudo a animista, uma estatuária principalmente religiosa.


Arquitetura


A arquitetura grega é dividida em três estilos: Coríntio, Dórico e Jônico. O estilo Coríntio era pouco utilizado pelos arquitetos gregos, se caracterizava pelo excesso de detalhes. O estilo Dórico era um estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza. E o estilo Jônico transmitia leveza, e tinha o uso da base circular. E a arquitetura egípcia tem as características gerais de solidez e durabilidade, sentimento de eternidade e aspecto misterioso e impenetrável. A maior parte das construções famosas são pirâmides, construídas para servirem de túmulos para os faraós que eram considerados deuses.

A arquitetura romana é baseada na arquitetura grega, mas apenas é baseada, não uma cópia, e as suas características principais são: Solidez nas construções (características herdada dos etruscos), uso do arco nas construções, uso da abóboda (construção em forma de arco que preenche os espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaço), construções sóbrias, funcionais e luxuosas.


Música


Os egípcios acreditavam que um de seus deuses, Thot, inventaria a musica e que Osíris, fez uso dela como parte de seus esforços para civilizar o mundo.

O mais antigo material de evidencia de apresentação musical dos instrumentos utilizados da musica egípcia datam do período pré - dinástico, mas é mais seguro e evidente que eles utilizavam harpas, flautas e duplos clarinetes do período antigo.

A cultura musical do leste do mediterrâneo veio de boa parte da Grécia, trazida pelas legiões romanas em seu retorno, toda musica foi modificada e simplificada. Mesmo assim suas teorias musicais e acústicas, princípios de construções de instrumentos, sistema de notação e acervo de melodias predominaram e formaram a base de toda a música ocidental de Roma. 

Alunos: 

Lucas H. Decker;
Jeferson W. Ascari;
Fabricio Cognaco;
Gustavo Bianchezzi;
Vitor R. Fischer;
Gabriel Henrique Casas Tomazzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário