quinta-feira, 18 de julho de 2013

Comparação das Artes Antigas - Grupo: Lhuani, Elenir, Flávia, Adrielle



MÚSICA
Os egípcios acreditavam que o criador da música foi Thoth, e quem realizou o uso dela tem sido Osíris. Os instrumentos utilizados eram flautas, harpas, clarinetes duplos e instrumentos de percussão.
Já em Roma, a música se concentra em cantos sagrados, lúdicos e guerreiros. Os instrumentos utilizados eram a bucina, o cornu, a tíbia, a tuba entre outros.
Na Grécia se originou a teoria musical, que até hoje é utilizada na música ocidental. Os instrumentos utilizados eram sistros, tímpanos e címbalos.


PINTURA
Na pintura egípcia os temas originados eram relacionados à religiosidade. Utilizavam geralmente textos nas pinturas, havia ausência de três dimensões e profundidade, de claro-escuro, indicação do relevo e utilizavam-se da lei do frontalidade. Os recursos para esse trabalho eram extraídos da natureza.
Já a arte romana é marcada pelas pinturas da antiga sociedade. Os temas eram as cenas d o cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares. Também eram utilizados como materiais para pintura os recursos da natureza.
Na Grécia a pintura é um dos elementos menos conhecidos nos dias de hoje. Foram feitas para enfeitar vasos, paredes, entre outros. Já utilizavam a técnica de sombra.


ARQUITETURA
No Egito, através do conhecimento matemático, conseguiram fazer grandes obras que existem até nos dias de hoje. Algumas obras foram realizadas em homenagem aos deuses e aos faraós, como as pirâmides e as esfinges, sendo as mais conhecidas Queops e Gizé. Eram feitos de pedra. Para trabalhos pesados, como estes, era utilizada a mão-de-obra escrava.
Já em Roma se inspiraram na arte grega para produzir suas obras, mas possuía elementos inovadores para que tudo que fosse produzido não fosse cópia dos gregos. Usavam arcos e muros nas construções, que, além de tudo eram muito luxuosos. Os principais tipos de arquitetura eram: Aquedutos, templos, arcos de triunfo, estradas e banhos públicos.
Na Grécia a arquitetura era ligada as colunas. Utilizavam para a construção tijolos crus, madeira e poucas vezes pedras. As colunas eram de grande porte, até mesmo as casas possuíam colunas, muitas vezes arredondadas e com enfeites, como por exemplo, pessoas que
tenham algo marcado na história deles. Os tipos existentes mais famosos eram a Dórica a mais simples, Coríntia luxuosa e a Jônica, que se ligava mais ao lado feminino.


ESCULTURA
A escultura Egípcia focava mais eternidade, o homem após a morte, era originalmente religioso. Eram produzidas de barro, ouro ou prata.
Na Grécia a escultura é a arte mais valorizada, suas esculturas estavam ligadas a religiosidade, a política a educação, entre outras. Em suas esculturas era visto o realismo, neles eram mostrados os músculos, nervos, veias e algumas expressões que era utilizada no dia a dia.
Quanto na arte Romana tinha como destaque em suas esculturas desenhos mitológico, deuses, imperadores entre outros. Destacavam sempre a perfeição em formas de movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário