terça-feira, 21 de maio de 2013

Comparação das Artes Antigas

  • A civilização egípcia desenvolveu-se as margens do rio Nilo, entre 3200 a.C à 32 a.C. A civilização grega por sua vez surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC, e a civilização romana surgiu na Península Itálica, entre os mares Tireno e Adriático;
  • A cultura grega é a que mais difere uma da outra entre as três, pois além de mil anos mais antiga, a cultura romana baseia-se muito na cultura grega, que se aperfeiçoou criando um estilo próprio com o passar do tempo;
  • A pintura egípcia era voltada à retratar a religiosidade, vivendo para a vida após a morte. Já os romanos e os gregos, ligaram-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. As pinturas egípcias e romanas encontram-se como complemento de escultura ou decoração das superfícies e paredes dos edifícios, enquanto as romanas eram reproduzidas cerâmica, utilizada para o armazenamento de alimentos, e objeto de decoração, além de utilizarem o mosaico na decoração dos muros e pisos da arquitetura em geral. Os afrescos de ambas as civilizações representavam figuras religiosas, cenas do cotidiano e conquistas militares. Porém os afrescos romanos possuíam também figuras mitológicas, e tinham efeito tridimensional, enquanto nos afrescos egípcios presenciava-se a lei da frontalidade. Retiravam os pigmentos de plantas, areias e outros compostos presentes no solo.
  • Dentre a arquitetura, cada povo teve extrema significância para as construções que vemos hoje. Os egípcios criaram as pirâmides, que serviram de túmulo para o faraó e suas riquezas, e são conhecidas por sua solidez e durabilidade, sendo que são encontradas em perfeito estado atualmente, após milhares de anos. As pirâmides do deserto de Gizé são sua obra mais conhecida, e com elas ainda está a grande esfinge, um leão com cabeça de homem, representando um faraó, o que exalta a crença que o faraó seria um Deus na Terra. Os gregos construíam grandes templos para seus deuses, conhecidos pela simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. Estes poderiam ter 3 estilos diferentes de colunas, a Dórica (mais simples e maciça), a Jônica (mais trabalhada, representando a graça e o feminino), e a Coríntia (sugere luxo e ostentação pela sua beleza). Contribuíram também com a criação dos teatros, local de celebrações, dos anfiteatros, construídos para a exibição de lutas, de ginásios, destinados a cultura física, e de praças, que desde a época já eram locais para discussão de diversos assuntos. Os romanos possuíram as mesmas construções dos gregos, porém estes originaram o circo, onde exibiam jogos circenses para o divertimento do povo.

  • Quanto as esculturas, os romanos foram grandes admiradores do trabalho grego, pois estes alcançaram a mais perfeita reprodução humana, alcançando equilíbrio, perfeição das formas e o movimento, reproduzindo um ideal de beleza. Porém os romanos desenvolveram gradualmente seu próprio estilo, realista e prático, uma representação fiel das pessoas. Ambos representavam imperadores e nobres de respeito, e utilizavam materiais como mármore e bronze. Os egípcios por sua vez tinham a estatuária voltada a religiosidade, representando deuses de sua crença. Eram parte complementar do ritual funerário, pois eram substitutos físicos no caso de decomposição do corpo mumificado, e eram feitas de barro, ouro ou prata.
  • A palavra música é de origem grega, relacionada com as nove musas, deusas que na antiguidade eram evocadas para inspirar os artistas. Estava ligada à magia e à mitologia, onde Apolo seria o Deus da Música. Os romanos se assimilam muito musicalmente com os gregos, e ambos valorizavam os músicos. Já os registros egípcios mostram os músicos vestidos como escravos, o que indica que estes não foram uma classe influente. Na música, as três culturas utilizavam instrumentos como lira, kithara, alaúde, tambores, sistros, chocalhos, e o hidraulos, uma espécie de órgão que emite som através da pressão da água, e era utilizada para divertimento de seus imperadores/faraós, para cultos e rituais.

Grupo: Alyson, Ana Paula, Franciele e Laís

3 comentários: